Bem vindo à ressaca!

| | Posted on terça-feira, setembro 15, 2009

Mais um gole... só mais uma dose... e extrapolamos os limites mais uma vez. Na hora tudo é festa, tudo é ótimo.
O ruim é acordar!A cabeça pesada como se estivesse com um capacete medieval.

Tudo dói especialmente na nuca, nas têmporas e na testa. A luz do sol é como um colírio ardido que fere os olhos. E o barulho? Aff, qualquer sinal retumba dentro do cérebro como uma orquestra. Na boca, o clássico gosto de cabo de guarda-chuva.

A vontade é de não fazer nada, apenas fechar os olhos, e deixar o tempo passar.


Ressacaaaaaaaaa...

Um tipo de crise de abstinência. Como qualquer outra bebida ou alimento, o álcool é metabolizado e distribuído pela corrente sangüínea para todas as células do corpo. A sensação de embriaguez e relaxamento ocorre quando ele chega ao cérebro. É o momento do êxtase! O corpo, até se dar conta das doses excessivas, amolece, o sorriso aparece, a língua enrola e dai já viu.

Quem mais trabalha é o fígado, que precisa produzir enzimas para absorver todo o álcool e transformá-lo em gordura e secretá-lo pela bile. Quando o trabalho acaba, o fígado quer mais e entra numa espécie de depressão, desorganizando todo o metabolismo. Quanto maior o teor alcoólico, maior a probabilidade de intoxicação e ressaca.

A clássica dor de estômago

Essa é para os adoradores dos destilados, como cachaça, uísque, conhaque e vodca. O álcool em demasia agride as paredes do estômago e do esôfago, dai amigo, dói e muito!

Vai uma cervejinha para rebater?


Síndrome de abstinência de álcool, "aquela cervejinha para rebater" e outras receitas, como o blood mary (vodca com suco de tomate) ou o gim-tônica, podem sim ajudar o fígado a se recompor. É como recuperar um drogado ministrando doses cada vez menores da mesma droga. A cerveja ainda tem a vantagem de estimular o funcionamento dos rins, acelerando a expulsão dos resíduos tóxicos pela urina. Mas isso depende de reações individuais. Há quem não suporte o cheiro de álcool por algum tempo.

Tem como superar?

Em primeiro lugar, não tente agir como se nada tivesse acontecido, afinal, você se passou. Se possível, faça só o que o corpo pede. Fique em casa, no silêncio e no escuro, descansando. Tome muito líquido: água e sucos de frutas para repor as vitaminas e os sais minerais perdidos na batalha contra o álcool. Comida, só se sentir fome. A primeira refeição deve ser leve. Purê de batata, canja de galinha ou chazinho - boldo, de preferência.

Conselho

Antes de passar por uma ressaca, o mais indicado é comer bem, antes e enquanto estiver bebendo, assim você mantém o organismo em funcionamento e evita a embriaguez.

Apimentada.


Foto: Tatiana Stock / Imagem : Divulgação PC
Fonte: (Fonte: http://saude.abril.com.br/especiais/fim_de_ano/conteudo_262063.shtml)